Um relato de experiencia sobre a importância da família durante o processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades especiais
Palabras clave:
Família, Ambiente Escolar, Alunos com necessidades especiaisResumen
Este relato de experiência aborda a vivência de uma acadêmica do curso de ciências biológicas da Universidade Regional do Cariri durante seu momento de sala de aula proporcionada durante o período de estágio supervisionado, o qual teve a presença de alunos com necessidades especiais no ambiente escolar. Durante esse momento foi possível observar a educação especial é muito desafiadora, se por um lado incluir todos é necessário a presença de vários fatores, e nem sempre a escola está preparada para a chegada de um aluno com necessidades especiais, por outro lado observamos a falta de participação dos pais da vida escolar dos seus filhos. Nesse sentido, este relato, busca descrever sobre a falta de acompanhamento dos familiares na escola. Deste modo, pôde-se observar que o acompanhamento dos pais na escola onde seu filho estuda é fundamental para o desenvolvimento do mesmo, através dos pais, professores e escola em geral as intervenções voltadas ao aluno com necessidades especiais são realizadas. Por isso, os pais devem analisar e refletir sobre sua assiduidade neste ambiente, pois sabemos que sua presença é muito importante para uma educação de qualidade. Diante do exposto, fica evidente que o processo de educação voltada aos alunos com necessidades especiais é muito desafiador, principalmente pela falta de informação e dos pais, por não participar dos assuntos escolares dos seus filhos.
Citas
PANIAGUA, P.; PALACIOS, J. Educação Infantil – resposta educativa à diversidade. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SILVA, D.C.; VARANI, A. A relação família e escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. In: CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 10, 2009, Braga. Actas do Congresso Internacional de galego Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Moinho,2009. p.1714-1728.