Relato de experiência de revisão teórica sobre atuação do profissional de psicologia frente à construção do PEI para o aluno com autismo

Autores/as

  • Aurielly dos Santos Gomes UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Palabras clave:

Plano Educacional Individualizado, Psicologia, Autismo

Resumen

O presente relato de experiência representa um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a atuação do profissional de psicologia frente à construção do Plano Educacional Individualizado (PEI) para o aluno do Transtorno do espectro autista. Realizou-se o levantamento em bancos de dados como Capes periódicos, Scielo, google acadêmico, e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Por meio dos resultados encontrados para a construção do referencial teórico da pesquisa, pode-se constatar que dadas às particularidades das pessoas com TEA, é necessário que se elabore estratégias para promoção de desenvolvimento desses sujeitos, principalmente com relação ao processo de ensino e aprendizagem. As dificuldades que se apresentam a essa condição do desenvolvimento reflete a necessidade de enfatizar cada vez mais o trabalho de multiprofissionais, como do profissional de psicologia, que contribuir com estratégias para ensino de comportamentos, como na operacionalização do ensino de habilidades fundamentais no contexto escolar.

Biografía del autor/a

Aurielly dos Santos Gomes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Graduanda em Bacharelado e Licenciatura em Psicologia, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Psicologia e Desenvolvimento Humano- GP/PSIDIHN. Membro do Grupo de Estudo e Extensão Universitária em Psicologia Escolar e Educacional em Contexto- GPEEC/UESPI. Monitora do curso de Atendimento Educacional Especializado, ofertado pelo Centro de Formação Antônio Freire- CFAF/UESPI.

Citas

BRASIL, Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso: 09 de outubro de 2022.

HUDSON, Bruna Cristina da Silva. A percepção de professores (as) sobre a utilização do plano de desenvolvimento individual (PDI) em Minas Gerais. (Dissertação) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/34699. Acesso: : 09 de outubro de 2022.

MATOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003. (Coleção cotidiano escolar). Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/INCLUS%C3%83O-ESCOLARMaria-Teresa-Egl%C3%A9r-Mantoan-Inclus%C3%A3o-Escolar.pdf. Acesso: 09 de outubro de 2022.

RESENDE, Lara Sabrina Gomes et al. Plano de Ensino Individualizado (PEI): um facilitador para a inclusão de alunos autistas nas aulas de língua portuguesa. Trabalho de Conclusão do Curso II (TCC). Licenciatura em Letras Português-EAD, Instituto Federal do Espiríto Santos-campus Vitória, Espiríto Santo, 2021. Disponível em:https://repositorio.ifes.edu.br/bitstream/handle/123456789/1564/TCC_Plano_Ensino_Individualizado_Alunos_Autistas.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 de set. 2022.

Publicado

2023-01-30

Cómo citar

Gomes, A. dos S. . (2023). Relato de experiência de revisão teórica sobre atuação do profissional de psicologia frente à construção do PEI para o aluno com autismo. Cadernos Macambira, 7(3), 341–347. Recuperado a partir de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/829