Implementação de políticas educacionais para pessoas com deficiência em Campos dos Goytacazes

Autores/as

  • Túlio Mello Teixeira UNESA

Palabras clave:

Políticas Educacionais Inclusivas, Direitos Humanos, Democracia

Resumen

Nesse trabalho buscamos analisar a efetivação dos valores democráticos por meio da participação cidadã e representativa nos espaços das arenas de disputas de implementação das políticas públicas do Conselho Municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiências de Campos dos Goytacazes. Verificamos que mesmo após a criação dessa instituição não tivemos uma melhoria na qualidade dos projetos e das políticas educacionais essenciais para a efetivação dos direitos humanos dos discentes da educação especial. Destacamos uma ênfase de leis ordinárias, estabelecidas pelo poder executivo, destinadas a concretização de parcerias públicos privadas com instituições particulares que não apresentaram nenhum projeto sobre a formação humana e o desenvolvimento social e emocional das pessoas com deficiências. Nesse sentido, entendemos que mesmo existindo um local público institucionalizado destinado a reivindicações e ao exercício de pressões sobre a aprovação das mesmas os textos expressos pelas leis ordinárias elaboradas pelo poder executivo da prefeitura municipal de Campos estão em dissonância com os estatutos vigentes em âmbito federal.

Biografía del autor/a

Túlio Mello Teixeira, UNESA

Tenho graduação em Sociologia (UENF); História (UNIVERSO); Filosofia (UNIFLU) e Direito incompleto (UCAM). Fiz doutorado em Ciências da Educação na Universidad Americana - PY. Fiz mestrado em Cognição e Linguagem na UENF e cursando doutorado em Ciências da Educação na UNESA. Tenho especialização em Secretariado escolar pela FAVENI e Memória Cultural e Sociedade pelo IFF- Campos. Atualmente sou professor de Filosofia na rede estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC) e do Espírito Santo (SEDU).

Citas

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em www.planalto.gov.br. Acesso em 20 Set. 2021.

BRASIL. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Disponível em www.portal.mec.gov.br/. Acesso em 20 de Set 2022.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 30 out. 2020.

Lei n.º 9.394 de 1996. L.D.B.. Disponível: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em 05 de Setembro de 2022.

LIMA, Paulo; ALMENARA, Gilsemara; SANTOS, Josiane. Conselhos Municipais de Educação: Participação, Qualidade e Gestão Democrática Como Objeto de Recorrência. Revista Diálogo Educacional, vol 18, n. 57 Abr/Jun 2018, ano 2020. Disponível: https://periodicos.pucpr.br. Acesso em 10 de Março de 2022.

Publicado

2023-01-30

Cómo citar

Teixeira, T. M. . (2023). Implementação de políticas educacionais para pessoas com deficiência em Campos dos Goytacazes. Cadernos Macambira, 7(3), 348–354. Recuperado a partir de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/830