ANÁLISE DO PIBID NO IF BAIANO CAMPUS SERRINHA SOB A PERSPECTIVA DOS INICIANTES À DOCÊNCIA

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de Biologia, Ensino remoto, Formação docente

Resumen

O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) objetiva contribuir para a formação de licenciandos através da inserção dos mesmos no convívio das escolas públicas. No IF Baiano Campus Serrinha, o Pibid foi implementado em 2020 no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, com a participação de 18 licenciandos que atuaram no Colégio Estadual Rubem Nogueira. A execução do programa ocorreu durante a pandemia da Covid-19, de forma remota e, posteriormente, híbrida e presencial. Este resumo objetiva analisar as concepções dos Iniciantes à Docência supracitados sobre a execução do Pibid e sua contribuição para o processo de formação docente, a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram tabulados, subsidiando a análise. Os resultados demonstram que o Pibid contribuiu positivamente para a formação dos Iniciantes à Docência, no que diz respeito a reflexão sobre o ser/fazer docente, ao planejamento pedagógico, ao desenvolvimento de atividades de ensino, à interação com os alunos da escola e a reflexão sobre as dificuldades existentes no ambiente escolar. Evidenciou-se também contribuições referentes ao desenvolvimento pessoal, como a construção de conhecimentos acerca da utilização de plataformas virtuais e o aprimoramento da escrita de textos científicos. Sobre a afirmativa de que se tornaram profissionais mais bem preparados depois do Pibid, 58,8% concordaram, 23,5% ficaram indecisos, 11,8% concordaram totalmente e 5,9% discordam. Portanto, apesar das atividades remotas e do contexto pandêmico, o Pibid foi percebido como um espaço de construção da identidade docente e do processo de formação do licenciando, através de articulações entre teorias e práticas, do estímulo a reflexões sobre o fazer docente, do aprofundamento das vivências no contexto escolar e do desenvolvimento do professor enquanto um ser pesquisador.

Biografía del autor/a

Luana Lima Queiroz, IF Baiano Campus Serrinha

Discente da Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsista Pibid (2020-2022) pelo IF Baiano Campus Serrinha.

Ruan Kelvin Mascarenhas de Oliveira, IF Baiano Campus Serrinha

Discente em Ciências Biológicas e bolsista Pibid pelo IF Baiano Campus Serrinha.

Edeilson Brito de Souza, IF Baiano Campus Serrinha

Licenciando em Ciências Biológicas e bolsista do Pibid pelo IF Baiano Campus Serrinha.

Eudes de Oliveira Cunha, IF Baiano Campus Serrinha

Doutor e Mestre em Educação pela FACED/UFBA e graduado em Licenciatura em Música EMUS/UFBA. É professor da Licenciatura em Ciências Biológicas e Coordenador de Área do Pibid (2020-2022) pelo IF Baiano Campus Serrinha.

Citas

Ver pdf

Publicado

2023-08-25

Cómo citar

Queiroz, L. L. ., Oliveira, R. K. M. de ., Souza, E. B. de ., & Cunha, E. de O. . (2023). ANÁLISE DO PIBID NO IF BAIANO CAMPUS SERRINHA SOB A PERSPECTIVA DOS INICIANTES À DOCÊNCIA. Cadernos Macambira, 8(3), 32–33. Recuperado a partir de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/977