Aplicação de jogos lúdicos em química no ensino médio: uma experiência do residência pedagógica
Palavras-chave:
Jogos Lúdicos, Química, Residência PedagógicaResumo
A prática no ensino de química é de grande importância para o desenvolvimento dos discentes. Entretanto, devido às restrições de tempo em sala de aula, a implementação dessas atividades pode ser desafiadora. Nesse sentido, o Programa de Residência Pedagógica se destaca por ajudar na concepção e organização dessas atividades, otimizando o tempo e auxiliando os alunos na compreensão dos conteúdos abordados. Portanto, o objetivo deste trabalho consistiu em utilizar jogos lúdicos aplicados em salas de aula por residentes bolsistas em turmas do ensino médio do Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi. Pelo qual, resultou em melhorias nas avaliações dos conteúdos de cinética e equilíbrio químico. Mostrando como essa abordagem se revela viável para transformar o ensino tradicional.
Referências
FELÍCIO, C. M.; SOARES, M. H. F. B. Da intencionalidade à responsabilidade lúdica: novos termos para uma reflexão sobre o uso de jogos no ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 40, n. 3, p. 160-168, 2018.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo, 1996.
SANTANA, E. M. de. A influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós Graduação. Interunidades em Ensino de Ciências - 2006.
SOUZA, E. C. et al. O lúdico como estratégia didática para o ensino de química no 1º Ano do Ensino Médio. Revista Virtual de Química, Belém, v. 10, n. 3, p. 449-458, 2018.