Mapeamento das estratégias para o ensino de ciências na educação básica no ensino fundamental (anos finais)
Palavras-chave:
Aprendizagem em Ciências, Estratégias de Ensino/Anos Finais, Formação InicialResumo
A pretensão deste estudo incide em observar a prática educativa no ensino de Ciências Naturais dos Anos Finais, com vistas a identificar e discutir as estratégias de ensino de Ciências, embasado no falar, fazer e demonstrar, sobre as estratégias para o ensino. A natureza do estudo foi qualitativa, com questionário estruturado dividido em I - Identificação da Instituição, II - Perfil Docente/Discente e III - Aspectos didático-pedagógicos. Dos resultados apresentados depreende-se que a dinâmica da sala de aula observada pressupõe superar os desafios epistemológicos, por meio de aulas dialogadas, com atividades práticas e demonstrativas, condições que potencializam o fator estimulante na motivação dos estudantes, pois, os tornam protagonistas do processo de escolarização.
Referências
BIZERRA, A.F.; URSI, S. Estratégias Didáticas. Introdução aos estudos da educação I. São Paulo: USP/Univesp/Edusp, 2014.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2022. Brasília, 2022.
MORAES, T. da S. Estratégias inovadoras no uso de recursos didáticos para o ensino de ciências e biologia. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2016.
SOUZA, M. E. G. de. A didática na visão de alunos de licenciaturas de uma universidade pública. In: ANPEd, 2012, Porto de Galinhas - PE.