RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM EDUCANDOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Dificuldade de Aprendizagem, Estágio, Práticas Pedagógicas, LúdicoResumo
Este trabalho tem como objetivo refletir e relatar algumas atividades e atuações de duas acadêmicas matriculadas nos Estágios Supervisionados em Dificuldades de Aprendizagem, da Universidade Federal de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, do Curso de Educação Especial Diurno. As práticas pedagógicas, foram efetuadas com quatro educandos com dificuldades de aprendizagem, inseridos em Escolas Públicas Municipais e no Programa de Atendimento Especializado Municipal (PRAEM). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e os relatos de experiências, de duas acadêmicas diante da revisão das práticas de estágio. A partir disso, é exposto algumas reflexões e o conceito sobre as dificuldades de aprendizagem, a importância do ensino colaborativo, a relevância do lúdico no âmbito escolar, as contextualizações de onde foram efetuadas as práticas, as descrições das experiências de ambos os estágios, alguns exemplos de recursos confeccionados e utilizados nas práticas de atuação pedagógica durante o estágio das discentes, e também será explanado sobre o auxílio e o apoio das famílias nesse processo de ensino aprendizagem. Para concluir, as considerações finais do trabalho e as referências.
Referências
JACOB, A. V.; LOUREIRO, S. R. Desenvolvimento afetivo- o processo de aprendizagem e o atraso escolar. Paideia, FFCLRP – USP. Ribeirão Preto. Fev/ago. 1996
KIRK, S.A. (1962). Educating exceptional children. Boston: Houghton Miffin, 1962.
MENDES, E. G. Colaboração entre ensino regular e especial: o caminho do desenvolvimento pessoal para a inclusão escolar. In: Manzini E. J (org). Inclusão e acessibilidade. Marília: ABPEE;2006. p. 29-41.
SANTOS, Jossiane Soares. O lúdico na educação infantil. Disponível, 2012. http s://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/ludico.pdf.Acesso:24/08/2020.
SMITH, C. STRICK, L. Dificuldades de aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed, 2001