Práticas de inclusão escolar diante da perspectiva do DUA em crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista)

Autores

  • Amanda Maria de Sousa UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
  • Larissa Maria Ribeiro Leal UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
  • Érica da Silva Batista UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, Campus Professor Barros Araújo, Picos-PI

Palavras-chave:

Inclusão, Autismo, Acessibilidade

Resumo

O presente trabalho propõe discorrer sobre a temática da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, ressaltando a importância da ferramenta do DUA (Desenho Universal da Aprendizagem), como meio de intervenção e cooperação na ação inclusiva em crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), na sala de aula comum. Sendo assim, tendo como objetivo, utilizar de práticas pedagógicas acessíveis que incluam e colaborem no desenvolvimento do educando. Propondo uma observação diante da aplicação do DUA em crianças com autismo, utilizando de estratégias que atinjam a todos de forma acessível e igualitária. Tendo em vista, que o sucesso da aprendizagem dos alunos da educação especial, requer mudanças através do aperfeiçoamento da prática docente. O Desenho Universal da Aprendizagem vem proporcionar acessibilidade e recursos que facilitem no aprimoramento dos conhecimentos do aluno autista. Como metodologia, buscou-se adentrar a uma pesquisa, com análise perante a ideia de alguns autores, sendo eles: Santos(2008); Cast (2013); Heredero (2010); Nelson (2014), que tratam de abordagens referentes ao instrumento do DUA como ferramenta essencial para a prática pedagógica ao ser trabalhada  de forma inclusiva. Diante do que foi analisado, espera-se resultados satisfatórios que as escolas busquem utilizar de meios estratégicos de acessibilidade,  a frente da ideia do que se tange o DUA na perspectiva inclusiva,  tendo como objetivo o de incluir a todos.

Biografia do Autor

Amanda Maria de Sousa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Discente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, Campus Professor Barros Araújo, Picos-PI

Larissa Maria Ribeiro Leal, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Discente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, Campus Professor Barros Araújo, Picos-PI.

Érica da Silva Batista, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, Campus Professor Barros Araújo, Picos-PI

Discente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, Campus Professor Barros Araújo, Picos-PI.

Referências

GAIATO, Mayra. Autismo: diagnóstico Precoce. Saiba como identificar os sintomas em crianças pequenas. (2016). E-book.

OLIVEIRA, Francisco. Autismo e inclusão escolar: os desafios da inclusão do aluno autista. Revista Educação Pública, v.20, n°34, 8 de set. 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/34/autismo-e-inclusao-escolar-os-desafios-da-inclusao-do-aluno-autista. Acesso em 30 de Agosto de 2022.

ZERBATO, Ana. Desenho Universal para a Aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa, São Paulo, p.24-298, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9896?show=full. Acesso em 30 de agosto de 2022.

NELSON, L. L. Design and deliver: planning and teaching using universal design for learning. Paul. H. Brookes Publishing Co. 2014. 151p.

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Sousa, A. M. de ., Leal, L. M. R. ., & Batista, Érica da S. . (2023). Práticas de inclusão escolar diante da perspectiva do DUA em crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Cadernos Macambira, 7(3), 49–54. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/785