A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE PRÁTICA EXPERIMENTAL NAS AULAS DE BIOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

Aula prática experimental, Ensino de Biologia, Lipídios, PIBID

Resumo

A atividade prática experimental constitui um recurso metodológico enriquecedor do processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da área das Ciências da Natureza. A experimentação subsidiada pela pesquisa possibilita a aprendizagem significativa por meio da problematização, instrumentalização e generalização dos conteúdos estudados em aula, além de despertar a curiosidade do aluno. Neste contexto, foi proposta uma atividade prática experimental sobre Lipídios, para três turmas do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, Santa Inês – BA, com o objetivo de aprofundar o conteúdo, permitindo aos alunos a aplicação dos conhecimentos adquiridos, por meio da experimentação/observação/reflexão, além do estabelecimento de relações com a realidade. Para tanto, foi disponibilizado aos alunos um roteiro contendo o objetivo da atividade, os materiais necessários, os procedimentos e perguntas norteadoras para a apresentação e discussão dos resultados. Como sugestão, indicou-se aos alunos, com acesso à internet, a gravação de um vídeo demonstrativo da realização da atividade prática. A atividade foi planejada e mediada por pibidianos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Baiano Campus Santa Inês, sob a supervisão da professora de Biologia das turmas. Os alunos realizaram a atividade prática experimental em seus respectivos domicílios, seguindo as instruções do roteiro, devido à pandemia gerada pelo SARS-CoV-2. Foi possível perceber que grande parte dos alunos tiveram dificuldades para associar o conteúdo teórico à prática realizada. Dentre os alunos que não conseguiram explicar os fenômenos observados, notou-se a ausência de apropriação do conteúdo teórico. Assim, a professora retomou o conteúdo, a partir do experimento, colaborando para a compreensão melhor do assunto. A atividade contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Básica, bem como para a formação docente inicial de licenciandos do Curso de Ciências Biológicas do IF Baiano Campus Santa Inês – BA.

Biografia do Autor

Maressa dos Reis da Silva, IF Baiano Campus Santa Inês

Técnica em Zootecnia (2012), estudante do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsista Pibid (2020-2022) pelo IF Baiano Campus Santa Inês.

Ariany Fontana Ribas, Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães

Especialista em Análises Clínicas e Microbiologia pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (2022). Técnica em Agropecuária (2008), Graduada em Licenciatura em Ciências Biológica (2016) e Pós-graduanda em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelo IF Baiano Campus Santa Inês. Tem experiências na docência do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e como técnica de laboratório de exames. Atualmente, é professora do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães e do Colégio Municipal José Lourenço Silva. Foi Supervisora do Pibid (2020-2022).

Rosineide Braz Santos Fonseca, IF Baiano Campus Santa Inês

Doutora em Botânica (2008), Mestra em Botânica (2004) e Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas (2001) pela UEFS. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (fevereiro/2012 a junho/2015), Diretora Acadêmica (setembro/2015 a março/2018) e Coordenadora de Área do Pibid (março/2014 a abril/2022) e é Professora efetiva do IF Baiano Campus Santa Inês. Tem experiências em gestão acadêmica e na docência do Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-Graduação.

Simone Varela, IF Alagoas Campus Maceió

Doutora em Educação pela Universidade Tiradentes de Sergipe (2017). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Especialista em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina (2000) e Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1999). Tem experiências na docência do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-Graduação. Foi professora efetiva do IF Baiano Campus Santa Inês (2016-2022) e Coordenadora de Área do Pibid (2020-2022). Atualmente, é professora efetiva do IFAL Campus Maceió e participa do Grupo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades da UFPE.

Referências

Ver pdf

Publicado

2023-08-25

Como Citar

Silva, M. dos R. da ., Ribas, A. F. ., Fonseca, R. B. S. ., & Varela, S. (2023). A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE PRÁTICA EXPERIMENTAL NAS AULAS DE BIOLOGIA. Cadernos Macambira, 8(3), 23–24. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/971