A QUÍMICA NOS SABERES POPULARES: UMA PROPOSTA DE OFICINA DIDÁTICA PARA ENSINO DE QUÍMICA E LETRAMENTO CIENTÍFICO

Autores

Palavras-chave:

Ensino remoto, PIBID, Plantas medicinais

Resumo

O presente trabalho aborda as contribuições dos iniciantes à docência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID do Instituto Federal Baiano do subprojeto de Química Campus Guanambi na Escola de atuação Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, destacando Enfatiza relatar a experiência da realização da oficina “Doses de chá: a química nos saberes do sertão”. A oficina, realizada de forma híbrida devido à pandemia da Covid-19, teve como objetivo a valorização da pesquisa e o letramento científico fundamentados no conhecimento popular dos estudantes de nove turmas de ensino médio, baseando-se nos princípios do PIBID como articulador dos processos de teoria e prática para a aproximação da formação inicial de licenciandos, formação continuada dos professores da educação básica e dos formadores de professores. As experiências vivenciadas, com a realização das atividades e da oficina mencionada, possibilitaram a aproximação dos futuros professores das práticas educativas, permitindo a exploração do espaço escolar como um local dinâmico de aprendizagens e ensinamentos mútuos. 

Biografia do Autor

Rita de Cássia Ramos Queiroz de Freitas, IF Baiano Campus Guanambi

Graduanda em Licenciatura em Química, atuou como bolsista em dois editais do Pibid, foi monitora voluntária em Química e Matemática para alunos do ensino médio e superior, idealizadora/bolsista dos projetos de extensão “Química pelas Mãos” e “Ajuda, precisar?”, realizou estágio voluntário no Laboratório de Química pelo IF Baiano Campus Guanambi. Foi estagiária na Indústrias Nucleares do Brasil. Atualmente, é bolsista no projeto de extensão “QuiMaker Modelagem 3D para o ensino inclusivo de Química” e voluntária nos projetos do CNPq “Independência do Brasil no Sertão da Bahia” e “Semear a Ciência e inovação na formação de jovens e adultos”.

Isabela Martins Souza , IF Baiano Campus Guanambi

Acadêmica do curso de Licenciatura em Química, voluntária (2019) e bolsista  (2020-2021) do Pibid, voluntária do projeto "Química pelas Mãos" do Programa de Extensão Tecnológica e estagiária voluntária no Laboratório Didático de Química pelo IF Baiano Campus Guanambi.

Jaine Costa Cruz, IF Baiano Campus Guanambi

Graduanda em Licenciatura em Química, voluntária (2019-2020) e bolsista (2020-2022) do Pibid, exerceu a função de monitora no projeto de ensino “Um dia de visita ao IF Baiano Campus Guanambi” e no Laboratório Didático de Química e atua no Programa de Extensão Tecnológica pelo IF Baiano Campus Guanambi.

Vaniele Souza Ribeiro, IF Baiano Campus Guanambi

Professora efetiva do IF Baiano Campus Guanambi e atua como Coordenadora de Área do Pibid. Possui graduação em Licenciatura em Química (2009), especialização em Eficiência Energética e Benefícios Ambientais na Produção de Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (2013) e mestrado em Química com área de concentração em Química (2013) pela UFS e doutorado em Química, com área de concentração em Química Analítica (2018) pela UFBA.

Samaia Castro Coelho, Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho

Especialista em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis (UFBA), também possui especializações em Metodologia no Ensino de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas; Tecnologia Educacional: ênfase em comunicação e educação multimídia; Educação especial e inclusiva todos pela INTA. É licenciada em Química pelo IF Baiano Campus Guanambi. Atua como professora da rede estadual da Bahia no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho em Guanambi-Ba.

Referências

BRASIL. Edital Nº 02/2020/CAPES – PIBID. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012019-edital-2-2020-pibid. pdf. Acesso em: 22 de março de 2022.

CAVAGLIER, M. C. dos S.; MESSEDER, J. C. Plantas Medicinais no Ensino de Química e Biologia: propostas interdisciplinares na Educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 1, p. 55-71, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4282. Acesso em: 22 de março de 2022.

GIANOTTO, D. E. P.; MACHADO, M. H.; INADA, P. (Org), Modalidades e recursos didáticos para o ensino das ciências: guia pedagógico para o trabalho com o conhecimento científico na educação básica. 1. ed. Maringá - PR: Massoni, 2020, p. 51-66.

KOVALSKI, M. L.; OBARA, A. T. O estudo da etnobotânica das plantas medicinais na escola. Ciência & Educação, Bauru/SP, v. 19, n. 4, p. 911-927, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/mSLYqhWPKbBqT9tDF7kW93C/. Acesso em: 22 de março de 2022.

MOITINHO, L.; MARISCO, G. A importância da abordagem de plantas medicinais na escola. Scientia Amazonia, v. 4, n. 3, p. 36-40, 2015. Disponível em: http://scientia-amazonia.org/wp-content/uploads/2016/06/v4-n3-36-40-2015.pdf. Acesso em: 24 de março de 2022.

OLIVEIRA, S.F. de; SANTOS, J. B. DOS; GUEDES, L.M. Oficina didática de plantas medicinais: estratégia de ensino nas sulas de ciências. Ed. Atena, n.1, p. 1-10, 2021.

PAVIANI, N. M. S.; FONTANA, N. M. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura, v. 14, n. 2, p. 77-88, 2009. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/16. Acesso em: 24 de março de 2022.

SANTOS, M. de A.; ROSSI, C. M. S. Conhecimentos prévios dos discentes: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem baseado em projetos. Educação Pública, v. 20, n. 39, outubro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/39/conhecimentos-previos-dos-discentes-contribuicoes-para-o-processo-de-ensino-aprendizagem-baseado-em-projetos. Acesso em: 24 de março de 2022.

SILVA, P. A; FARIA, L.A. Perfil dos Raizeiros e a comercialização de Plantas Medicinais em Feiras Livres do município de Vitória da Conquista, Bahia. Exatas online, v.5, n.2, p. 8-18, 2014. Disponível em: http://www2.uesb.br/exatasonline/images/V5N2pag8-18.pdf. Acesso em: 24 de março de 2022.

SILVA, A.B; SILVA, A.H.B. Plantas medicinais da caatinga mais comercializadas em feiras livres, Jequié, Bahia. Disponível em: http://www.abhorticultura.com.br/biblioteca/arquivos/download/biblioteca/46_0657.pdf. Acesso em: 19 de março de 2022.

Publicado

2023-08-25

Como Citar

Freitas, R. de C. R. Q. de ., Souza , I. M. ., Cruz, J. C. ., Ribeiro, V. S. ., & Coelho, S. C. . (2023). A QUÍMICA NOS SABERES POPULARES: UMA PROPOSTA DE OFICINA DIDÁTICA PARA ENSINO DE QUÍMICA E LETRAMENTO CIENTÍFICO. Cadernos Macambira, 8(3), 26–31. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/973