Pluriatividade e renda familiar no projeto de assentamento São Jorge e São José (pasj), região cacaueira, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.35642/rm.v1i1.105Resumo
Este estudo trata da pluriatividade e renda das 37 famílias assentadas no PASJ. Analisa-se a participação da Renda Não-Agrícola (RNA) na Renda Familiar Total (RFT). Conclui-se que as famílias pluriativas geram maior Renda Agrícola (RA). A pesquisa de campo segue o método Análise-Diagnóstico de Sistemas Agrários. Todas as famílias praticam agricultura, sendo 11% diaristas agrícolas e 13% pluriativas. A participação da RNA na RFT é significativa, todavia a pluriatividade não predomina. Na formação da RFT, importam as atividades não-agrícolas, o trabalho dos diaristas, as políticas trabalhistas e as sociais. Ao revisitar o PASJ, em 2013, integrantes do grupo de pesquisa constataram que o assentamento não se reestruturou. Ao contrário, cresceram e se diversificaram ainda mais as atividades e a renda não agrícola. Da mesma forma, cresceu a participação das Transferências Governamentais (TG) na RFT.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-10-02
Como Citar
COUTO, Vitor de Athayde; MATOS REIS, Livia Liberato de; SILVA, Edna Maria da. Pluriatividade e renda familiar no projeto de assentamento São Jorge e São José (pasj), região cacaueira, Bahia. Revista Macambira, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 52–70, 2017. DOI: 10.35642/rm.v1i1.105. Disponível em: https://revista.lapprudes.net/RM/article/view/105. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
Copyright (c) 2017 Vitor de Athayde Couto, Livia Liberato de Matos Reis, Edna Maria da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.