Experiências formativas internacionais - relato de participação na XXIX jornada de jovens investigadores
Keywords:
Educação especial, Internacionalização, Bolívia, Pesquisa científica, Formação para pesquisaAbstract
A potência da internacionalização vem sendo evidenciada como elemento preponderante no desenvolvimento e gerenciamento dos programas de pós-graduação brasileiros. Diante disso, essa produção tem o intuito de retratar experiências sobre a participação em um evento internacional que ocorreu na Bolívia, especificamente sobre diálogos pertencentes a apresentação e desdobramentos da difusão de trabalhos pertencentes à área da Educação Especial. O relato apresentado sucedeu da experiência de três pós-graduandos do Programa de Pós Graduação em Educação Especial no evento “XXIX Jornada de Jovens Investigadores - JJI da Associação de universidades do grupo Montevidéu - AUGM”, que ocorreu na Universidad Mayor, Real y Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca - USFX, na cidade de Sucre, Bolívia. A jornada teve três dias de duração, e aconteceu no mês de setembro de 2022. Sobre as pesquisas apresentadas, estas tratavam de maneira geral da inclusão de pessoas com deficiências, de modo que a banca fez questionamentos e sugestões, e buscamos refletir sobre essa situação e as oportunidades de internacionalização como um todo. Entendemos que interações como esta podem contribuir com a área de Educação Especial, visto que isso dissemina estudos que abarcam conhecimentos voltados a esta temática em contexto internacional e proporciona o intercâmbio de ideias que podem contribuir com novos desdobramentos. Enquanto oportunidade de conhecimento cultural e trocas científicas, é viável a produção de relatos sobre como a internacionalização, uma vez que ela pode inferir positivamente na formação acadêmica de pós-graduandos e retratar a importância da internacionalização para a formação para a pesquisa.
References
RAMOS, M. Y. Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos. Educação e Pesquisa [online]. 2018, v. 44.
SANTOS, A. R. Internacionalização da pesquisa e produção do conhecimento sobre educação do campo da área da educação na região nordeste (2013-2020). Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 43, p. 196-228, 2020.
TORRES, H. C. Internacionalização na Pós-Graduação em Educação: Experiência Brasileira e Argentina em Questão. 2021. 205 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador.