Experiências formativas internacionais - relato de participação na XXIX jornada de jovens investigadores

Autores/as

  • André Henrique de Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS – UFSCar
  • Juliane Dayrle Vasconcelos da Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS – UFSCar
  • Joice Raquel Lemes de Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS – UFSCar

Palabras clave:

Educação especial, Internacionalização, Bolívia, Pesquisa científica, Formação para pesquisa

Resumen

A potência da internacionalização vem sendo evidenciada como elemento preponderante no desenvolvimento e gerenciamento dos programas de pós-graduação brasileiros. Diante disso, essa produção tem o intuito de retratar experiências sobre a participação em um evento internacional que ocorreu na Bolívia, especificamente sobre diálogos pertencentes a apresentação e desdobramentos da difusão de trabalhos pertencentes à área da Educação Especial. O relato apresentado sucedeu da experiência de três pós-graduandos do Programa de Pós Graduação em Educação Especial no evento “XXIX Jornada de Jovens Investigadores - JJI da Associação de universidades do grupo Montevidéu - AUGM”, que ocorreu na Universidad Mayor, Real y Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca - USFX, na cidade de Sucre, Bolívia. A jornada teve três dias de duração, e aconteceu no mês de setembro de 2022. Sobre as pesquisas apresentadas, estas tratavam de maneira geral da inclusão de pessoas com deficiências, de modo que a banca fez questionamentos e sugestões, e buscamos refletir sobre essa situação e as oportunidades de internacionalização como um todo. Entendemos que interações como esta podem contribuir com a área de Educação Especial, visto que isso dissemina estudos que abarcam conhecimentos voltados a esta temática em contexto internacional e proporciona o intercâmbio de ideias que podem contribuir com novos desdobramentos. Enquanto oportunidade de conhecimento cultural e trocas científicas, é viável a produção de relatos sobre como a internacionalização, uma vez que ela pode inferir positivamente na formação acadêmica de pós-graduandos e retratar a importância da internacionalização para a formação para a pesquisa.

Biografía del autor/a

André Henrique de Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS – UFSCar

Mestrando e bolsista por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Formado em 2021 na licenciatura em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ingressou em 2021 no Mestrado em Educação Especial da UFSCar, pesquisando sobre os constituintes da gestão em cooperação e, também, sobre as diretrizes práticas, na perspectiva da acessibilidade.

Juliane Dayrle Vasconcelos da Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS – UFSCar

Doutoranda e mestra em Educação Especial, pela Universidade Federal de São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), aluna bolsista CAPES. Especialista em Atendimento Educacional Especializado (IEPA). Possui graduação em Letras - Língua Espanhola, pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Pedagogia pela UNINTER. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP). 

Joice Raquel Lemes de Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS – UFSCar

Graduação em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa (TILSP) pela Universidade Federal de São Carlos -UFSCar. Bolsista FAPESP pelo projeto de pesquisa "Experiência de autoavaliação docente mediada por uma escala de avaliação de interlocução no espaço escolar para o contexto da Educação Bilíngue de Surdos- EVALOE-SSD" (2018/2019). Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Educação Especial -PPGEEs da UFSCar.

Citas

RAMOS, M. Y. Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos. Educação e Pesquisa [online]. 2018, v. 44.

SANTOS, A. R. Internacionalização da pesquisa e produção do conhecimento sobre educação do campo da área da educação na região nordeste (2013-2020). Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 43, p. 196-228, 2020.

TORRES, H. C. Internacionalização na Pós-Graduação em Educação: Experiência Brasileira e Argentina em Questão. 2021. 205 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Publicado

2023-01-30

Cómo citar

Lima, A. H. de ., Costa, J. D. V. da ., & Freitas, J. R. L. de. (2023). Experiências formativas internacionais - relato de participação na XXIX jornada de jovens investigadores. Cadernos Macambira, 7(3), 427–433. Recuperado a partir de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/841