Processo de adaptação da grade curricular para aluna a com deficiência intelectual leve

Autores/as

  • Eva Aparecida de Oliveira IFBAIANO / Teixeira de Freitas

Palabras clave:

Adaptações Curriculares de Grande Porte, Processo de Inclusão de Estudantes no Ensino Médio Integrado, Atendimento Educacional Especializado

Resumen

O presente relato traz o processo de adaptações curriculares que foram sendo realizadas ao longo da trajetória de uma estudante com deficiência intelectual leve e limitações físicas durante a sua permanência como aluna no Ensino Médio Integrado no IF Baiano campus de Teixeira de Freitas entre os anos de 2018 e 2022. O objetivo geral foi demonstrar como o percurso das adaptações necessárias para a permanência de estudantes público-alvo da educação inclusiva pode exigir mudanças de acordo com cada nova perspectiva que se apresenta ou se percebe ao longo do processo escolar.

Biografía del autor/a

Eva Aparecida de Oliveira, IFBAIANO / Teixeira de Freitas

Licenciada em Letras pela UNESP/FCLar, com mestrado (UNESP/FCLar) e doutorado (UNICAMP) na área de Literatura, tendo trabalhado dez anos nessas áreas. Formada em Pedagogia com especializações em Educação Especial e Inclusão. Atualmente cursa pós-graduação em Psicopedagogia e atua há quatro anos e meio como professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no IFBaiano – campus Teixeira de Freitas onde esteve coordenadora do NAPNE por quase três anos.

Citas

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA. Resolução CONSUP 60/2016 – Regulamento de Terminalidade Específica. Santa Maria (RS), 2016.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE. Normativa de Adaptação Curricular e Terminalidade Específica. Campos dos Goytacazes (RJ): NAPNE, 2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Projeto Escola Viva - Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola - Alunos com necessidades educacionais especiais, 5 - Adaptações curriculares de grande porte. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2002.

Publicado

2023-01-30

Cómo citar

Oliveira, E. A. de . (2023). Processo de adaptação da grade curricular para aluna a com deficiência intelectual leve. Cadernos Macambira, 7(3), 268–274. Recuperado a partir de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/818