Psicologia bilíngue: observações psicanalíticas sobre o uso da língua por sujeitos surdos
Palabras clave:
Surdo, Libras, Psicanálise, SintomasResumen
Neste trabalho intenciona-se dialogar sobre as questões psicanalíticas mais recorrentes relacionadas à relação do Surdos com a Linguagem, qual a relação das suas interações com o mundo ouvinte e os sintomas apresentados e discutir como a psicanálise pode ser a mola propulsora de reparação e reformulação dos sintomas por meio da fala introduzindo a importância de uma psicanálise bilíngue que conheça as relações do Surdo com sua Língua, cultura e o Outro Ouvinte por meio da Libras. Além do mais essas observações podem ter muita utilidade no meio educacional tanto no campo linguístico como impacto direto no desempenho educacional do sujeito surdo.
Citas
ALVARENGA, Estelbina Miranda. 2 ed. Metodologia da investigação quantitativa e qualitativa. Assunção: Saf, 2012.
CARVALHO, Klean Alex Fonseca. O Inconsciente estruturado como Linguagem no Sujeito Surdo psicótico. Orientador: Danilo Halabbe. 2017. 42 f. Tcc (Bacharelado em psicologia) - Aluno, Universidade ceuma, 2018.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.
JAKOBSON, Roman. Dois aspectos da linguagem e dois tipos de afasia. In: Lingüística e comunicação. Tradução de Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, [19?].
LACAN, J. (1953). Função e Campo da fala e da linguagem em psicanálise. In Escritos, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
MOTTA, Vera. Sintoma: Metáfora e Metonímia. comunicação apresentada ao II Seminário do Campo Psicanalítico – Salvador, p. 1-19, 19 maio 2010. Disponível em: http://www.campopsicanalitico.com.br/media/1183/sintoma-metafora-metonimia.pdf. Acesso em: 1 nov. 2019.
QUADROS, Ronice Muller de. Educação de Surdos – Aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SHAUGHNESSY, John J.; ZECHMEISTER, Eugene B.; ZECHMEISTER, Jeanne S. Metodologia de pesquisa em psicologia. AMGH Editora, 2012.