Educação especial na Amazônia: análise das adaptações curriculares em uma escola pública em Belém - PA
Palavras-chave:
Adaptações Curriculares, Currículo, Educação especialResumo
O presente resumo expandido consiste em uma pesquisa cujo objetivo é analisar as adaptações curriculares de grande porte no Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP), sob a justificativa de identificar de que forma a instituição está adaptada para alunos da educação especial. Esse trabalho consiste em uma revisão da bibliográfica sobre a importância do currículo e concepções sobre as adaptações curriculares. Tem como metodologia a análise documental e observação sistêmica. Verificando que apesar da escola dispor de algumas estruturas que viabilizam o acesso de alunos com necessidades especiais, São necessárias adaptações curriculares que garantam o acesso dos alunos em outros ambientes da instituição.
Referências
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.
ARANHA, Maria. Salete. Fábio. Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola: adaptações curriculares de pequeno porte. Brasília, MEC/SEE, 2000.
CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento: Reflexão sobre fundamentos epistemológicos e políticos dessa relação. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: São Paulo, 1997.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. Ed. – São Paulo: Atlas/2003.
LOBATO, Vivian da Silva. O Instituto Estadual de Educação do Pará – IEEP na memória de alunas e professoras (1940-1970). Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010.
PAULA, Hulda Iza Gonçalves de. Adaptações curriculares e a inclusão educacional da pessoa em situação de deficiência: um estudo de caso em escolas públicas localizadas no município de Belém/ PA. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Pará (UFPA): Belém, 2016.
Projeto Político Pedagógico IEEP (Instituto de Educação do Estado do Pará) 2012. Não publicado.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. trad. Ernani F. da Rosa- 3. Ed. – Porto Alegre: ArtMed, 2000.