HORTA ESCOLAR AGROECOLÓGICA NO COLÉGIO ESTADUAL SINÉSIO COSTA (RIACHO DE SANTANA – BA): COMPLEXO TEMÁTICO PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS TRANSVERSAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Antônio Domingos Moreira heron.souza@serrinha.ifbaiano.edu.br
    Instituto Federal Baiano
  • Aurélio José Antunes de Carvalho heron.souza@serrinha.ifbaiano.edu.br
    Instituto Federal Baiano
  • Marcio Harrison dos Santos Ferreira heron.souza@serrinha.ifbaiano.edu.br
    Instituto Federal do Piauí

DOI:

10.35642/rm.v2i1.123

Resumo

O presente trabalho vem se processando desde setembro de 2015, utilizando metodologias teórico-práticas e participativas no Colégio Estadual Sinésio Costa (CESC), Riacho de Santana – BA. O projeto tem como instrumento norteador os sistemas agroecológico e orgânico, com inserção recente no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e possibilitando maior participação da comunidade escolar, com a problematização, contextualização da temática e proposições de alternativas sustentáveis à oferta de alimentos saudáveis e produzidos em pequenos espaços. Além disso, a proposta pode ser executada nas escolas da cidade e do campo, elevando o conhecimento através de assistência técnica e minicursos para os pequenos e médios agricultores que produzem hortaliças nos seus quintais, pensando na multiplicação de saberes. Por fim, encontra-se sintonia desse trabalho com o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Velho Chico, na medida em que fomenta a capacitação em educação ambiental destinada ao público jovem, alunos, professores e à comunidade em geral e é pioneiro na promoção da Agricultura Urbana e Periurbana (AUP) na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

MOREIRA, A. D.; CARVALHO, A. J. A. de; FERREIRA, M. H. dos S. HORTA ESCOLAR AGROECOLÓGICA NO COLÉGIO ESTADUAL SINÉSIO COSTA (RIACHO DE SANTANA – BA): COMPLEXO TEMÁTICO PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS TRANSVERSAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Macambira, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 35–46, 2018. DOI: 10.35642/rm.v2i1.123. Disponível em: http://revista.lapprudes.net/index.php/RM/article/view/123. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)