O programa “uma terra e duas águas – p1+2” como instrumento político- pedagógico e social na promoção da segurança alimentar e nutricional

Autores/as

  • Kamilla Ferreira da Silva Santos

DOI:

https://doi.org/10.35642/rm.v1i1.107

Resumen

Este trabalho retrata os resultados acerca da promoção da Segurança Alimentar e Nutricional da população residente de duas comunidades rurais, Ponto da Pinha e Gibóia, no município de Retirolândia – Ba, localizado no Território do Sisal, na região semiárida. As transformações acerca da conquista do Direito Humano à Alimentação Adequada, nessas comunidades, associam-se ao Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), implementado pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA). A preocupação com o acesso à água para produção e dessedentação animal, no Semiárido, como política pública de descentralização da água para as famílias rurais, de baixa renda, desencadeia-se devido as irregularidades das precipitações pluviométricas que em média é entre 300 a 700 mm. Diante do exposto, a metodologia consistiu na observação, por meio de visitas nas propriedades, aplicação de questionário e, por fim, utilizou-se o Diagnóstico Rural Participativo envolvendo vinte famílias. A pesquisa ratificou a importância do P1+2 como instrumento político-pedagógico e social na vida das famílias contempladas com as tecnologias sociais pesquisadas: cisterna calçadão e barreiro de trincheira familiar, na garantia do acesso à água, além de trazer aspectos relevantes no campo econômico e alimentar, pois, demonstra que, a partir da ação do Programa, há melhorias na qualidade de vida das famílias. Todavia, a pesquisa também apontou algumas fragilidades, como há necessidade de outros investimentos públicos, como o acompanhamento técnico para o planejamento da propriedade, o uso racional da água e o escoamento dos produtos produzidos para comercialização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-10-02

Cómo citar

SANTOS, Kamilla Ferreira da Silva. O programa “uma terra e duas águas – p1+2” como instrumento político- pedagógico e social na promoção da segurança alimentar e nutricional. Revista Macambira, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 84–101, 2017. DOI: 10.35642/rm.v1i1.107. Disponível em: https://revista.lapprudes.net/RM/article/view/107. Acesso em: 15 ene. 2025.