Sobre a Revista

A REVISTA MACAMBIRA (Rev. Macam.) é uma publicação eletrônica e periódica de caráter científico, criada e mantida pelo Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial (LaPPRuDes), grupo de pesquisa certificado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano).

A Rev. Macam. tem como objetivo a divulgação científica de livre acesso de trabalhos científicos / acadêmicos originais e inéditos e o debate de questões relevantes nas áreas de Educação, Ensino, Ciências Humanas, Sociais, Econômicas e Ambientais.

Os campos de estudo priorizados no escopo editorial são:  
- Questões atuais de Educação e Ensino
- Educação do Campo
- Educação Ambiental
- Trabalho e Educação
- Agroecologia
- Ciências Ambientais
- Estudos Agrários
- Família e Ruralidades
- Políticas Públicas
- Estudos Territoriais
- Economia Solidária e Cooperativismo. 

Atualmente, a Rev. Macam. adotou a publicação anual em fluxo contínuo.

10.35642/rm     |    2594–4754     |     B1(2017-2020)

Anúncios

Chamada de artigos Dossiê: Educação Ambiental para a mitigação das mudanças climáticas

2024-09-09

O dossiê “Educação Ambiental para a mitigação das mudanças climáticas”, tem como objetivo organizar e publicizar ações desenvolvidas no âmbito da Educação Ambiental (EA) em diferentes locais e que buscaram atuar com práticas voltadas à redução das causas e/ou  consequências  relacionadas às mudanças climáticas.

O Cenário ambiental vigente apresenta-se com uma complexidade em diferentes escalas, setores e efeitos adversos. Assim, a Educação Ambiental consiste em um conjunto de estratégias que possibilita refletir sobre o momento vivenciado, a partir de uma perspectiva multidisciplinar  e com uma nova percepção sobre o saber ambiental existente; e, a partir da reflexão propor ações para reduzir os efeitos negativos ao meio ambiente.

Sobre esta questão, o Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA), elaborou, de forma participativa, Diretrizes para  Educação Ambiental Climática. Dentre elas, destaca-se a de número 10, a qual retrata: “A educação ambiental climática deve se basear na escuta do movimento instituinte que se constrói na perspectiva da micropolítica do cotidiano” (FunBEA, 2023).

Assim, ao verificar que um dos objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA (Lei  N. 9.795/99) consiste em  fomentar o desenvolvimento para que o meio ambiente seja compreendido a partir de aspectos ecológicos, legais, políticos, sociais, culturais e científicos, consolidando sua multidimensionalidade (BRASIL, 1999), este dossiê convida pessoas interessadas para publicação a partir das experiências (re) pensadas, vividas e refletidas. Serão avaliadas as propostas que apresentem experiências no âmbito nacional.

Para avaliação poderão ser  aceitos  artigos científicos que abordem a temática proposta. E os textos precisam ser inéditos, sem publicação em outros instrumentos.  A submissão deverá ser realizada exclusivamente via site. O artigo deve atender aos parâmetros estabelecidos pela REVISTA MACAMBIRA, que podem ser consultados nas diretrizes aos autores/as:  http://revista.lapprudes.net/index.php/RM/about/submissions

Saiba mais sobre Chamada de artigos Dossiê: Educação Ambiental para a mitigação das mudanças climáticas

Edição Atual

v. 8 n. 1 (2024): Revista Macambira
					Visualizar v. 8 n. 1 (2024): Revista Macambira

ISSN 2594 - 4754
Revista Macambira
, uma publicação do Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.
Qualis/Capes: B1 (2017-2020), DOI: 10.35642/rm

Publicado: 2024-02-26

Artigos de fluxo contínuo

Ver Todas as Edições
Revista Macambira
A Revista Macambira (Rev. Macam.) é uma publicação eletrônica e periódica de caráter científico, criada e mantida pelo Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial (LaPPRuDes), grupo de pesquisa do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IF BAIANO).

A Rev. Macam. tem como objetivo a divulgação científica de livre acesso de trabalhos científicos / acadêmicos originais e inéditos e o debate de questões relevantes nas áreas de Educação, Ensino, Ciências Humanas, Sociais, Econômicas e Ambientais.

Os campos de estudo priorizados no escopo editorial são: Questões atuais de Educação e Ensino, Educação do Campo, Educação Ambiental, Trabalho e Educação, Agroecologia, Ciências Ambientais, Estudos Agrários, Família e Ruralidades, Políticas Públicas, Estudos Territoriais, Economia Solidária e Cooperativismo. 


Atualmente, a Rev. Macam. adotou a publicação anual em fluxo contínuo.

10.35642/rm     |    2594-4754     |     B1(2017-2020)